Tuesday, January 03, 2006

copilando o Shader MaisSimplesDoMundo.sl

depois de ver um exemplo do Shader MaisSimplesDoMundo .. vamos copilar esse shader e carregar no RFM .. antes de tudo pra isso funcionar vc precisa ter uma Copia de algum renderman compativel . aqui nois vamos usar o RFM .
Primeiro digite no Notepad o shader MaisSimplesDoMundo e salve em uma pasta de sua preferencia, com o nome MaisSimplesDoMundo.sl , no meu caso eu salvei o meu shader na pasta
c:\temp

agora usando a barra de start do windows . execute a opcao RUN ( executar) e digite no campo
da ferramenta

CMD

isso vai abrir a janela do DOS

entre na pasta onde vc salvou o shader
cd c:\temp

antes de copilar os shader é preciso configurar as variaveis de ambiente do RFM para ele poder achar os programas necessarios a compilacao

digite no DOS :
set RMANTREE=C:\Program Files\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\rmantree

e c sua versao de windows for em portugues é possivel que o path seja diferente :

set RMANTREE=C:\arquivos de programas\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\rmantree

agora precisamos informar ao windows onde c encontra o copilador "shader.exe", em geral esse programa c instala na pasta /bin da instalacao do RFM

digite o comando no DOS :

set PATH = c:\Program Files\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\bin

c o seu windows for em portugues :

set PATH=C:\arquivos de programas\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\bin

pronto apos configurar o RFM podemos copilar nosso shader
digite no DOS :

shader MaisSimplesDoMundo.sl

c tudo for certo vc vai receber uma resposta como essa :

MaisSimplesDoMundo: compiled.

e um novo arquivo apareceu na sua pasta temp :

MaisSimplesDoMundo.slo

o formato .slo é o shader copilado . pronto para ser usado dentro do RFM

1 comment:

Dengue said...

Sou também iniciante Renderman Shading Language (RSL abreviado) no GNU/LINUX, e_mail: organicosaude@bol.com.br, maravilhoso seu blog..! Não pare nunca....! Saúde.......