depois de ver um exemplo do Shader MaisSimplesDoMundo .. vamos copilar esse shader e carregar no RFM .. antes de tudo pra isso funcionar vc precisa ter uma Copia de algum renderman compativel . aqui nois vamos usar o RFM .
Primeiro digite no Notepad o shader MaisSimplesDoMundo e salve em uma pasta de sua preferencia, com o nome MaisSimplesDoMundo.sl , no meu caso eu salvei o meu shader na pasta
c:\temp
agora usando a barra de start do windows . execute a opcao RUN ( executar) e digite no campo
da ferramenta
CMD
isso vai abrir a janela do DOS
entre na pasta onde vc salvou o shader
cd c:\temp
antes de copilar os shader é preciso configurar as variaveis de ambiente do RFM para ele poder achar os programas necessarios a compilacao
digite no DOS :
set RMANTREE=C:\Program Files\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\rmantree
e c sua versao de windows for em portugues é possivel que o path seja diferente :
set RMANTREE=C:\arquivos de programas\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\rmantree
agora precisamos informar ao windows onde c encontra o copilador "shader.exe", em geral esse programa c instala na pasta /bin da instalacao do RFM
digite o comando no DOS :
set PATH = c:\Program Files\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\bin
c o seu windows for em portugues :
set PATH=C:\arquivos de programas\Pixar\RenderManForMaya7.0-1.0\bin
pronto apos configurar o RFM podemos copilar nosso shader
digite no DOS :
shader MaisSimplesDoMundo.sl
c tudo for certo vc vai receber uma resposta como essa :
MaisSimplesDoMundo: compiled.
e um novo arquivo apareceu na sua pasta temp :
MaisSimplesDoMundo.slo
o formato .slo é o shader copilado . pronto para ser usado dentro do RFM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Sou também iniciante Renderman Shading Language (RSL abreviado) no GNU/LINUX, e_mail: organicosaude@bol.com.br, maravilhoso seu blog..! Não pare nunca....! Saúde.......
Post a Comment