o que sao esses nomes? . essas siglas costumam confundir um pouco quem esta comecando a entrar no mundo do renderman( tipo eu ) mas vou tentar explicar de uma forma simples
o RenderMan ProServer `e um renderizador da pixar que trabalha com arquivos .Rib e shaders feitos na linguagem RSL.
o Arquivo .Rib (rendermanBitStream) `e um tipo de arquivo ASCII que descreve cenas produzidas em um programade animacao ou modelagem ,e o RSL (rendermanShadingLanguage) `e uma linguagem similar ao C++ que descreve os Shaders de cada objeto nos arquivos RIB.
renderizar um arquivo Rib e utilizar RSL nao `e restrito apenas para quem `e dono de uma licensa de Renderman Pro Server , a Pixar a muitos anos atras durante o desenvolvimento desse tipo de arquivoe linguagem , resolveu liberar essas definicoes para outros desenvolvedores . com isso existem no mercado outros tipos de produtos de render que utilizam RIB e RSL , portanto para vc aprender nao `e necessario ter um Renderman . pode ser qualquer Renderizador RenderMan Compativel ;
abaixo alguns renderizadores compativeis com RIb e RSL :
Air
Aqsis
o RAT !!(RenderMan Artist Tool) :
como o Renderman `e render muito flexivel gracas ao RIB e ao RSL , existem muitas formas de trabalhar com ele, muitos grandes estudios desenvolveram ferramentas que conectam seus softwares de 3d no renderman, mas para aumentar a velocidade de uso, a Pixar desenvolveu suas propias ferramentas de conexao entre o software 3d (MAYA) e o renderman. o pacote RAT `e exatamente isso . o renderizador Renderman + plugin de conexao com o maya + o editor de shaders + gerenciador de render + visualizador de imagens .
nomeados pela Pixar como:
MTOR = plugin de conexao
SLIM = editor de shaders
ALFRED = gerenciador de render em rede
It = visualizador de imagens
esse `e o pacote mais completo da Pixar pra quem quer ir fundo na utilizacao do renderman , cada pequena ferramenta dessa tem um mundo de comandos e opcoes ,sem falar do propio renderman e seus amigos RIB e RSL .
O RFM ( Renderman For Maya ) :
Depois de muitos users low end reclamarem da falta de facilidade em usar o renderman em producoes menores , a Pixar resolveu produzir uma versao do renderman que fosse mais integrado e de facil utilizacao, com isso criaram o RenderMan For maya. Existem algumas diferencas entre os dois produtos , a primeira `e a falta de suporte ao arquivo .RIB , o renderman for maya nao pode criar ou abrir .Rib , a segunda `e que para utilizar shaders no renderman For maya vc nao precisa saber programar em RSL ou usar o editor Slim do RAT , A PIXAR integrou os shaders do Maya para o propio renderman , com isso a maioria dos shaders ,luzes ,etc funciona transparente dentro do RFM . mas como a integracao ainda nao `e total , a Pixar permitiu usar shaders feitos para o RAT dentro do RFM, mas nao permitiu conexoes de shaders maya com Shaders renderman de forma direta (infelizmente) , mas com isso abriu a porta para um mundo novo de criacao de shaders usando a linguagem RSL .
por Hoje `e so pessoal !!
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